Freguesia de Sistelo

Ir em baixo

Freguesia de Sistelo

Mensagem  Miguel Pereira em Seg Abr 05, 2010 8:46 am

(Para "inaugurar" este sub-forum, deixo aqui uma pequena descrição da freguesia natal do meu pai e que me liga a Arcos de Valdevez:)

Brasão: Escudo de vermelho, ponte de um arco de prata, lavrada de negro, movente dos flancos e de um pé ondado de prata e azul de quatro tiras; em chefe, cruz da Ordem de São João de Jerusalém ou de Malta, de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ SISTELO “.
Bandeira: branca, cordões e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.


(O rio Vez, perto da sua nascente)

Situada a norte do concelho de Arcos de Valdevez, a estender-se por cerca de 2683 ha, em plena serra da Peneda, tendo o rio Vez a iniciar aí o seu percurso de águas límpidas e cristalinas, a freguesia serrana de Sistelo está a cerca de 20 km da sede do concelho arcoense.
Tem por padroeiro São João Baptista e os seus limites estão assim estabelecidos: a Norte, a Freguesia de Merufe do concelho de Monção. A Sul e a Nascente, a Freguesia de Cabreiro. A Poente a Freguesia de Loureda.
As Inquirições de 1258 ao referirem-se à freguesia de Cabreiro, dizem que Sistelo era uma recente e pequena póvoa, que a família do fundador havia doado à Ordem do Hospital.
As propriedades do termo da referida póvoa encontravam-se isentas de fossadeira, por pertencerem àquela Ordem.
Parece, porém, deduzir-se que os seus habitantes estavam sujeitos à anúduva, bem como à cobertura da fronteira, guardando o “porto de Couso”.
O “porto de Couso” deve situar-se perto do marco geodésico do Couço (752 m. de altitude), isto é, junto da confluência do rio Sistelo e ribeira de Cabreiro.


(Os socalcos de Sistelo)

A primeira referência conhecida a esta igreja encontra-se no registo da avaliação do rendimento dos benefícios eclesiásticos da comarca de Valença, ao tempo da sua incorporação na diocese de Braga (1514-1532). Rendia então 25 alqueires de pão.
Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo, Sistelo figura como sendo anexa à igreja de São Salvador de Cabreiro.
Américo Costa refere-se a Sistelo como sendo vigairaria erecta filial de Cabreiro, pertencendo a esta última o direito de apresentação do vigário colado de Sistelo.


(Igreja Matriz de Sistelo)

Sistelo é terra a ser visitada e desfrutada, porque não faltam motivos de prazer e admiração.
É aqui onde o rio Vez dá os primeiros "passos" onde ele é mais puro e natural, apesar de ter-se em linha de conta a sua excelente qualidade e preservação até à sua foz, no rio Lima.
Sistelo é parte integrante do Parque Nacional da Peneda-Gerez.
É parte importante da serra da Peneda com tudo o que de bom esta serra oferece.


Inventário do Património Arquitectónico:
Em http://www.monumentos.pt

Informações detalhadas acerca de:
► Casa do Castelo de Sistelo
► Chafariz de Sistelo
► Cruzeiro e Alminhas de Sistelo
► Jazigo do Visconde de Sistelo
► Ponte de Sistelo
► Ponte de Sistelo de Jusante


(A aldeia do Padrão, terra natal do meu pai)

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
avatar
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 39
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum