Viola Braguesa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Viola Braguesa

Mensagem  André Filipe em Ter Abr 06, 2010 2:18 pm



A viola braguesa, também designada de viola de Braga, braguesa ou simplesmente viola é típica da região do Minho. Para além do tamanho mais comum, também existe a meia-viola braguesa, afinada uma terça acima, e a viola braguesa requinta afinada uma quinta acima. É tocada de rasgado, com todos os dedos percorrendo as cordas.
O seu comprimento é de cerca de 90 cm (77 cm na viola braguesa requinta). A boca geralmente tem a abertura com uma forma chamada “boca de raia”, mas também pode ser circular nos instrumentos mais antigos e na viola braguesa requinta. A cabeça geralmente é plana, ligeiramente inclinada em relação ao braço, e com uma forma trabalhada com motivos florísticos, com uma fenda longitudinal, com cravelhas. No entanto, pode aparecer com uma forma retangular com uma fenda longitudinal, com cravelhas, similar à viola amarantina, ou até, em instrumentos mais antigos e na viola braguesa requinta, ser similar a cabeças de guitarras, com duas fendas longitudinais e o eixo dos carrilhões paralelo à cabeça. Excecionalmente, a cabeça pode também ter o formato de leque, similar à guitarra portuguesa. O cavalete também é extremamente trabalhado.
Geralmente, as ilhargas são feitas em madeira de Austrália ou nogueira, o tampo em pinho de Flandres, choupo ou tília, o fundo em nogueira, o braço em choupo, plátano, amieiro, tília, castanho ou mogno, os interiores em casquinha ou choupo e a escala em pau-preto.
avatar
André Filipe
Infantil
Infantil

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 28
Localização : Braga

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum