Freguesia de Ázere

Ir em baixo

Freguesia de Ázere

Mensagem  Miguel Pereira em Qua Abr 07, 2010 6:35 am


Brasão: Escudo de ouro, cruz pátea de púrpura; em chefe, faixa ondada de azul, carregada de faixeta ondada de prata; movente dos flancos e da ponta, pano de muralha de negro, lavrado de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Ázere - Arcos de Valdevez".
Bandeira: Púrpura. Cordão e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança de ouro.
Simbologia do Brasão:Cruz pátea de púrpura, representa a cruz de D. Teresa, por esta já ter doado o Mosteiro e o Couto de Ázere à Sé de Tuy em 1125.
A faixa ondada de azul, carregada de faixeta ondada de prata, representa o rio Ázere
O pano de muralha de negro, lavrado de prata, representa uma onstrução castreja, em referência ao mais importante monumento histórico de Ázere, o Castro de São Miguel-o-Anjo.


(ponte sobre o Ázere)
A história desta igreja esta ligada ao mosteiro de Ázere.
Em 1125, D. Teresa coutou este mosteiro, tendo-o depois doado à Sé e bispo de Tui, que ficou com a obrigação de conferir ordens e crismar aqui todos os anos.
Na divisão das igrejas e arcediagados de Tui, feita em 1156, o mosteiro, em conjunto com o couto e a igreja ficaram a pertencer ao bispo. Paçô, Parada e Rio Cabrão eram-lhe anexas.
No catálogo das igrejas pertencentes ao bispado de Tui, do território de Entre Lima e Minho, mandado elaborar em 1320, pelo rei D. Dinis, Ázere foi taxada em 500 libras.
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença, compreendida nos territórios entre os rios Lima e Minho, foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer ao bispado de Ceuta, até ao ano de 1512.
Quando, em princípios do século XVI, as freguesia deste território foram incorporadas na diocese de Braga, D. Diogo de Sousa, mandou avaliar os 140 benefícios da comarca eclesiástica de Valença. O mosteiro de Ázere, enquadrado então no julgado de Valdevez, rendia 5808 réis.
Em 1546, na avaliação que o arcebispo D. Manuel de Sousa mandou efectuar, aparece com um rendimento de 90 mil réis. No documento elaborado para o efeito, o Memorial, do vigário da comarca de Valença, Rui Fagundes, diz-se que o mosteiro tinha anexas Santa Maria de Paçô, São Lourenço de Cabrão e São João de Parada.
O Memorial anota ainda que "Ázere era vigairaria confirmada de que se desconhecia o estipêndio".
O Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580 que o padre Avelino Jesus da Costa analisou para a elaboração do seu trabalho "A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho", refere que esta igreja tinha anexas ao tempo, "in perpetuum", São Lourenço de Cabrão, São João de Parada e Santa Maria de Paçô.
O aludido documento regista que "São Cosmade de Ázere" pertencia "in solidum" ao prelado, sendo comenda havia pouco tempo.
Américo Costa descreve-a como reitoria da apresentação da Mitra e comenda da Ordem de Cristo.
Cerca de 1584, com Filipe II, o convento com todas as suas rendas passou a comendatários seculares.
Ao tempo da Restauração, o rei D. João IV deu esta comenda a D. António Luís de Menezes, conde de Marialva, retirando-a da posse do filho de Fernão Teles, seu proprietário, por este ter tomado o partido de Filipe IV.
A doação veio a ser anulada por D. Luísa de Gusmão, a pedido do próprio D. António, e a comenda oferecida a Rui Pereira Sotto-Mayor pelos serviços que prestara na guerra contra os castelhanos.


Padroeiro: S. Cosme e S. Damião.
Habitantes: 293 habitantes (I.N.E.2001) e 278 eleitores em 31-12-2003.
Actividades económicas: Agricultura e comércio.
Festas e romarias: N.Senhora de Fátima, Santo António , Santo Amaro.
Património cultural e edificado: Igreja paroquial, Casa do Prego e Centro de S. Miguel.
Outros locais de interesse turístico: Convento de Ázere e vestígios romanos. [i]

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
avatar
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 39
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum