Romaria de São Bento (Ermelo)

Ir em baixo

Romaria de São Bento (Ermelo)

Mensagem  Miguel Pereira em Qua Abr 07, 2010 11:35 am

A romaria de São Bento de Ermelo (ou de São Bentinho, como é carinhosamente conhecido e tratado) realiza-se na freguesia de Ermelo, em Arcos de Valdevez, na noite de 10 para 11 de Julho, dia da festa litúrgica de São Bento, santo de grande devoção um pouco por todo o Minho e padroeiro do concelho de Arcos de Valdevez. O santuário situa-se na igreja do antigo e arruínado mosteiro cisterciense de Ermelo e actual paroquial da freguesia, perto das margens do rio Lima e a romaria atrai peregrinos de todo o concelho e região circundante, principalmente do concelho vizinho de Ponte da Barca.

Itinerário Vila-Ermelo e descrição da romaria:
No dia 10 á noitinha, depois do jantar (leve, para não prejudicar a caminhada), começam-se a juntar numerosas pessoas na Ponte Velha da vila, um dos tradicionais pontos de partida da romaria, á espera dos outros parente e vizinhos que vão integrar o seu "rancho".
Começada em partida em plena freguesia de São Paio, sobe-se a Costeira, onde se observa uma linda vista da vila e chega-se ao alto de Bruilhões. Na freguesia do Vale, encurta-se caminho em direcção á Igreja de São Jorge e sobe-se a íngreme calçada do Proja (traçado antigo). Passa-se pela Capela da Senhora da Luz, em Vilar.
A noite vai longa e gente de todos os lugares se encaminham numa só direcção: São Bento de Ermelo.
Após várias horas de caminhada, faz-se uma paragem no São Bento do Seixo, em Gração (freguesia de São Jorge). Visita-se a capelinha e venera-se o São Bento aqui exposto. Outros visitam também as "capelas profanas" (os tascos) e repousa-se por uns instantes, mas há que seguir caminho, pois ainda há muito caminho a palmilhar.
Chega-se enfim a Ermelo e desce-se até á Igreja do Mosteiro para se venerar o São Bentinho, já no andor e enfeitado com cravos vermelhos. Depõem-se as oferendas que se trazem, para agradecer graças recebidas em momentos de aflição. A Mesa da Confraria tem ao dispor dos peregrinos diversos tipos de oferendas, para quem não trouxe mas tem a intenção de oferecer. Durante todo o resto da noite chegam grupos e mais grupos de peregrinos, sendo por volta das 4.30 que começam a chegar os grupos mais numerosos.Cumpridas as promessas, visitam-se as tendas de "comes e bebes" e "puxar uma bucha". Aproveita-se o pouco que resta da madrugada para descansar e (os que conseguirem) "passar pelas brasas".
A partir das 6.00 começam.se a celebrar as Missas a São Bento, quase sucedidas até á hora da Procissão, enquanto que no adro da igreja se vai juntando cada vez mais gente.
Ao meio-dia em ponto, com todas as ruas do lugar da Igreja repletas de povo, começa a grande e imponente Procissão em honra de São Bento, formada por nove pendões (estandartes religiosos) e o andor com a veneranda imagem de São Bento, que percorre as ruas da freguesia de Ermelo num percurso de cerca de uma hora, por entre o repicar dos sinos e o estralejar dos foguetes.
Acabados os actos religiosos, o dia continua, com os romeiros no coumprimento das suas promessas e devoções, regressando de seguida, gradualmente, ás suas casas.

Particularidades:
É de tradição secular que os romeiros cheguem ao santuário antes do nascer do sol ( daí esta ser chamada a "Romaria sem sol") e no interior da igreja se benzam com o chapéu da imagem de São Bento. Como uma das típicas romarias do Alto Minho, podem ainda hoje ser vistas alguns dos mais antigos e típicos rituais de promessa, como o andar de joelhos em redor do santuário (neste caso três, cinco ou sete voltas em redor da igreja, sempre da direita para a esquerda) , o voto de silêncio ao longo de toda a peregrinação a pé ou desde que se avista o santuário, entrar descalço na igreja, os ex-votos, a oferta de donativos em dinheiro, peças em ouro ou géneros alimentícios (ou neste caso, de cravos vermelhos), etc.


(a imagem de São Bentinho de Ermelo)

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
avatar
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 38
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum