Freguesia de Guilhadeses

Ir em baixo

Freguesia de Gulhadeses

Mensagem  Miguel Pereira em Qua Abr 07, 2010 6:21 pm


Brasão: escudo de azul, com três peixes, dois de ouro e um de prata, realçados de negro e animados de vermelho, campanha de prata e azul de quatro tiras ondadas. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “GUILHADESES”.
Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.


(Vista parcial)

Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, Guilhadeses é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.
Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado efectuar pelo rei D. Dinis, para o pagamento de taxa, Guilhadeses foi taxada em 80 libras.
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença, foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer ao de Ceuta até 1512..
Nesta ano, o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca eclesiástica de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho. Em 1513, o papa Leão X aprovou a permuta.
Quando entre 1514 e 1532, o arcebispo D. Diogo de Sousa mandou avaliar os 140 benefícios eclesiásticos incorporados na diocese de Braga, Guilhadeses rendia 39 réis, dois ferros de arado e 100 alqueires de pão.
Na avaliação efectuada em 1546, sendo arcebispo D. Manuel de Sousa, o seu estipêndio foi calculado em 20 mil réis.
Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo, Guilhadeses era da apresentação do arcebispo e e de alguns padroeiros. Era-lhe anexa em vida a de Senharei.
Segundo Américo Costa, era abadia da apresentação da Casa dos Senhores de Ponte da Barca, os Meneses e Barretos, da cidade de Braga.
Em termos administrativos, esta freguesia fez parte, em 1839, na comarca de Ponte de Lima e, em 1852, na de Arcos de Valdevez.


(Vista central)

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
avatar
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 38
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum