Historia da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Historia da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez

Mensagem  Miguel Pereira em Dom Abr 11, 2010 6:15 pm

A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa foi fundada a 30 de Abril de 1955 por um grupo de valentes arcuenses (alguns dos quais felizmente ainda entre nós), com a finalidade de existir na capital portuguesa uma associação de carácter regionalista com o fim de ajudar e apoiar os naturais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, que vinham para Lisboa em busca de melhores condições de vida e que não tinham aqui qualquer "apoio" familiar.
Alguns anos depois, a "Casa dos Arcos", como é conhecida, passou por um período de crise e desorientação em que se chegou inclusive a pensar em "fechar as portas". Tentou reactivá-la o sócio José Aurélio Gomes de Amorim, mas o seu falecimento veio impedir que assim fosse.
Na década de 70, e pela mão de António Amorim, entrou para a direcção desta Casa aquele que é hoje o seu actual presidente (desde 1987): Joaquim Cerqueira de Brito, que felizmente conseguiu "arrumar a casa" e fazer dela aquilo que hoje se pode orgulhar de ser: uma casa regionalista, forte e coesa, ao serviço dos Arcuenses residentes na área da Grande Lisboa, com largas centenas de associados, felizmente bastante interventivos e participativos das iniciativas que a Casa leva a cabo ao longo de todo o ano.
Em 1986, por iniciativa de Perfeito Dias (actualmente a residir e trabalhar em Paris), foi fundado o Rancho Folclórico da Casa dos Arcos e em 2004, por iniciativa de José Campos, o Grupo de Cavaquinhos.
A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa, foi co-fundadora em 2007 da Associação de Casas Regionais de Lisboa, da qual foi a primeira Casa-Presidente.

Da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa fazem parte:
- uma Secção Desportiva a dar cartas em diversas modalidades (destaquem-se sem demérito de outras as suas equipas de Atletismo e Futebol);
- um Grupo de Cavaquinhos;
- e um Rancho Folclórico, ambos com bastantes actuações por todo Portugal e junto das nossas comunidades de França.

De entre as iniciativas que a Casa dos Arcos em Lisboa leva a cabo anualmente, podem-se destacar, pelo seu brilho e enorme participação:
-o Cantar dos Reis, junto das habitações dos nossos associados e amigos;
-A Visita Pascal ("Compasso"), no domigo de Páscoa na Sede Social e no domingo da Pascoela na Sede Desportiva;
-o Almoço Anual, no primeiro domingo de Maio, que conta sempre com a participação de muitas centenas de Arcuenses, familiares e amigos;
-A Festa de Verão, no último fim de semana de Junho, também bastante participada;
-O Magusto, no fim de semana mais próximo ao dia de São Martinho (11 de Novembro);
-e a sua Festa de Natal, no fim de semana imediatamente anterior ao Natal;

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
avatar
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 38
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum