Freguesia de Jolda - Madalena

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Freguesia de Jolda - Madalena

Mensagem  Miguel Pereira em Ter Abr 13, 2010 5:45 pm


Brasão: escudo de púrpura, vaso de perfume de ouro, cacho de uvas do mesmo, folhado de prata e torre de prata lavrada de negro; em campanha, faixa abaixada ondada de prata levando sobreposta faixeta ondada de azul. . Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “JOLDA – MADALENA”.
Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança de ouro.

Padroeira: Santa Maria Madalena.
Habitantes: 420 habitantes (I.N.E.2001) e 462 eleitores em 31-12-2003.
Actividades económicas: Agricultura e pecuária.
Festas e romarias: Senhor da Boa Sorte (2º domingo de Julho) e Senhora dos Emigrantes (15 de Agosto).
Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Paço da Glória com capela dedicada a N. Sra da Glória, Casa dos Abrugueiros, Casa dos Pimentas de Castro e Casa da Boavista, ambas com a capela dedicada à N. Sra da Conceição.
Outros locais de interesse turístico: Belezas ribeirinhas do rio Lima e do rio Cabrão.
Artesanato: Cestaria.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa de Betânia do Vez e Grupo de Cavaquinhos.


(Vista parcial da freguesia)

Jolda-Madalena, com uma área de cerca de 251 ha, situa-se na margem direita do rio Lima, no extremo sul do concelho de Arcos de Valdevez, ao qual pertence. Os seus limites estão estabelecidos da seguinte forma: A Norte, a Freguesia de Rio Cabrão, a Sul, a Freguesia de Jolda-S.Paio e o rio Lima, com a Freguesia de Gandra, do Concelho de Ponte de Lima, na outra margem. A Nascente, as Freguesias de Cendufe e Padreiro-Salvador. A Poente, a Freguesia de Refóios do Lima do Concelho de Ponte de Lima.

Vestígios arqueológicos desta região dão-nos conta da passagem do homem desde épocas remotas. Assim é que, a cultura castreja, tem as suas marcas bem visíveis na vizinha Freguesia de Cendufe. Como se sabe, Joda-Madalena e Jolda-S. Paio se entrepõem ao trajecto que medeia esse núcleo castrejo com o rio Lima, e portanto, nada justificaria que não fossem as suas terras férteis utilizadas por essas civilizações desse passado longínquo.
Não é de admirar que, posteriormente, e já mais perto dos nossos tempos tenham surgido importantes construções a aproveitar as potencialidades desses terrenos férteis e das capacidades e belezas proporcionadas pelo rio Lima assim como do rio Cabrão.
Surgem, então, casas senhoriais, autênticos palácios que ainda hoje são património edificado de extremo valor.
Nesse aspecto, há que referir o Paço da Glória como um dos exemplares mais apreciados do Alto-Minho. Também, não se pode deixar de lembrar, a Casa dos Pimenta de Castro (Casa Senra), a Casa dos Abrugueiros e a Casa da Boavista.


(Paço da Glória)

Ainda, acerca da história desta freguesia, pode ler-se na integra a informação do livro "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo":
" Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui. Denominava-se então "Sancta Maria de Jorlla".
Em 1490, a partir de 12 de Junho, o direito de apresentação desta igreja passou a pertencer a Pedro Gonçalves de Viana.
Mais tarde, entre 1551 e 1581, a apresentação era de padroeiros, da quinta de Jolda. São Paio de Jolda era-lhe então anexa "in perpetuum".
Segundo Américo Costa, foi abadia da apresentação de Marcos Pereira Velho de Moscoso, da quinta da Brejoeira.
O abade de Santa Maria Madalena de Jolda apresentava por sua vez a Casa do Sapagal de Monção".


(Igreja Paroquial e cemitério)

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
avatar
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 38
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum