Os Baptizados da Meia-noite

Ir em baixo

Os Baptizados da Meia-noite

Mensagem  Miguel Pereira em Qua Abr 14, 2010 3:26 pm

Se em toda a área do Minho se rodeia o recém-nascido, antes do seu baptizado, de objectos capazes de afugentar as bruxas e até, por esse motivo, se lhe chama Custodinho (significando que está guardado), no Alto-Minho esta crença tem maior vigor.
É certamente devido a estes pressupostos que se fazem os "baptizados da meia-noite", prática que se realiza em todas as pontes altiminhotas, desde a Ponte da Barca á Ponte de Mouro, desde a de Tourém á de São Pedro da Torre.
É crença que estes locais são feios e até se lhes colocam cruzes porque aí gostam de reunir as bruxas.
O baptizado da meia-noite visa mostrar a estes entes maléficos que a criança, vivente já no ventre da mãe, fica baptizada e por isso não lhes pertence.
Esta prática, aconselhável a todas as mulheres que tenham tido nados mortos, tem os seus ritos:
A mãe, com alguns familiares, dirige-se de noite até uma ponte, aguardando que por aí passe alguém que, solicitado para isso, se disponha a ser o padrinho da criança do seu ventre. Dois familiares colocam-se nas entradas da ponte para não deixar passar qualquer bicho, cão ou gato, o que inutilizaria o rito. Se um traseunte passa e aceita ser o padrinho (geralmente ninguém se atreve a recusar o pedido), realiza-se o baptizado.
Tirando-se, com uma vasilha e corda, água da parte a montante do rio, exposto o ventre da mãe, derrama-se-lhe a água com as palavras sacramentais do baptismo ("Fulano, eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!").
O rito está feito e espera-se, confiantemente, que a criança nasça viva.
Este padrinho de circunstância sê-lo-á de facto, depois, na igreja.
Assim o mundo das bruxas e do Mal ficou a saber que aquela alma, já cristã, não lhe pertence e não se atrevem a atentá-la.

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
avatar
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 38
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum